Informações adicionais sobre o suporte a Navegadores Web

Visando a melhora contínua dos serviços oferecidos aos seus usuários, o Sistema de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SAT) é submetido a um processo permanente de revisão, modernização e aprimoramento de sua plataforma tecnológica, assim como das mais de 1500 aplicações Web e dezenas de serviços de integração com outras entidades que disponibiliza aos seus usuários. Desde sua chegada em 2003, o SAT tem acompanhado o rápido crescimento e amadurecimento da Web, se ajustando a novas tecnologias, ferramentas e padrões para facilitar e agilizar as tarefas dos seus usuários.

Nos últimos anos, com o advento dos dispositivos móveis e o estabelecimento de padrões e especificações abertas que norteiam as práticas e tecnologias utilizadas no desenvolvimento de sistemas Web a nível mundial, o SAT ao igual que muitos outros sistemas de grande porte, tem visto a necessidade de abandonar velhos paradigmas e ferramentas para adotar soluções mais modernas e eficientes. Para continuar com o melhoramento de sua interface Web, o SAT precisa descontinuar o suporte a certos navegadores, que não suportam (ou suportam pobremente) os principais padrões necessários para as funcionalidades que o sistema oferece ou está em vias de oferecer (HTML5, Segurança com certificação digital, CSS3, etc.)

Desta forma, a partir de abril de 2014 o SAT será desenvolvido de acordo com os padrões da W3C, usando como referência para seus testes o Navegador Web Google Chrome, que com mais de 55.7% do mercado, hoje em dia é o navegador mais popular do mundo.

Outros navegadores que ao igual que o Chrome possuem um mecanismo de atualização automática como Mozilla Firefox, Opera, Safari, etc. poderão ser utilizados para acessar o SAT, porém o sistema poderá apresentar alguns defeitos visuais menores na medida em que o navegador utilizado suporte adequadamente ou não os padrões da W3C.

Internet Explorer, que ainda conserva uma porção importante de popularidade dentro dos usuários do SAT, não se atualiza automaticamente e suas versões antigas possuem pouco ou nenhum suporte aos padrões e especificações da W3C necessários para o correto funcionamento do sistema. Desta forma, para evitar constrangimentos aos seus usuários por comportamentos indesejados ao utilizar o sistema, será mantido o suporte da versão 9 em diante, impedindo o acesso com versões inferiores.